quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Botafogo E.C. – 50 anos de glórias

Há 50 anos era fundado em Três de Maio, uma das maiores paixões do futebol regional, o Botafogo Esporte Clube, um clube pré-destinado a vencer e angariar títulos por todo lugar que passasse.

Fruto do esforço de várias famílias da época com incentivo do poder público municipal, no dia 18 de março de 1960, todos puderam vislumbrar uma estrela radiante, cujo brilho se destacaria no cenário futebolístico. Tratava-se da estrela solitária do, carinhosamente chamado de “Pintia-fogo”.

Quinta-feira, 18 de março de 2010, acontecerá a comemoração de mais um aniversário. Será uma festa que inevitavelmente atingirá dois extremos: a alegria por mais uma passagem e a tristeza de apenas lembrar o passado. Afinal eu duvido que algum torcedor do Botafogo esquece a inédita conquista em Ivoti, frente a equipe do Arroio Grande. Tetra-campeão amador invicto em 1985.

Era noite de 22 de dezembro de 1985, aos 25 minutos do segundo tempo perdendo por um a zero e precisando pelo menos do empate, um cruzamento despretensioso de Ademir (Chôco) cujo endereço era incerto, acabou por fuzilar as redes do goleiro do Arroio Grande que, nada pode fazer pois sua visão fora encoberta por Hélio (Chorinho) que acabara de entrar em campo. Arroio Grande 1X1 Botafogo. Era o começo de uma explosão de alegria que duraria pelo menos até o dia posterior com a chegada dos “heróis” a Três de Maio.

A narração empolgante de Luis César Fasolo, até hoje ao ser ouvida, arranca arrepios e até lágrimas dos mais fanáticos torcedores da estrela solitária. “Eu pedi para que vocês acreditassem!!! Eu nunca deixei de acreditar...” palavras que perduram há 25 anos na memória dos torcedores.

A equipe do tetra amador era composta pelos seguintes atletas: Ernani, Nena, Nelsão (in memorium), Bolívar, Machado, Alemão, Ademir, Leivinha, Tarcísio, Dalmás (Hélio) e Perinazzo (Bolivar). O técnico era Ademir Dahlen e presidente, o saudoso José Freddo Neto.

Outras conquistas: 1965 – Campeão amador em Palmeira das Missões, 1967 – Bi-campeão em Campo Bom, 1980 – Tri-campeão em Maráu, e Tetra-campeão invicto em Ivoti, em 1985.


por Marcos R. Cassol

  ©Template by Dicas Blogger.