quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Botafogo E.C. Uma história de conquistas:

O Clube da “estrela solitária, ou “pintiafogo”, como era conhecido, foi fundado em 18 de março de 1960. Teve como seu primeiro presidente, Sr. Marcelino Cassol. Presidente de honra vitalício Dr. Brutus Portinho Nessi e Patrono Sr. Hugo Schardog ( Tio Hugo).

Foram Presidente os seguintes senhores: Arnildo Stein, Osvaldo Fleck, Arnaldo Langaro, Miron Paulo Beck, Astor Alfredo Beck, José Freddo Neto, Neri Setembrino Jahn, Roque Edison Redel,. Arnoldo Bogo, Ronaldo Wendland, Clóvis Eduardo Tomasi, Jorge Luiz Wächter, Antônio Breitenbach, André Bohn e Almir Zimermann. O atual presidente é o senhor Argemiro Pereira.

Muitas pessoas e famílias se uniram para fundar o Botafogo E.C. já que na época haviam muitas dificuldades na criação de novos clubes. As famílias Cassol, Schardong, Cereser, Bonamigo, Kockhann, Manjabosco, Bonfada e outras, foram as responsáveis pelo que é hoje o Botafogo.

O hino do clube foi apresentado pelo professor Arduíno Dalsenter, em reunião de diretoria no dia 22 de junho de 1961. Aprovou-se um dos mais belos e mais cantados hinos, emocionando muitos torcedores nas grandes conquistas do preto e branco, que pode ser ouvido neste blog.

Inicialmente a maioria das competições em que o Botafogo participava, era em nível municipal. Prevaleciam os aguerridos clássicos Botais que já naquele tempo, atraíam um enorme público de toda a região. A partir daí iniciou-se várias competições regionais e estaduais de amadores almejando títulos.

Nos anos de 1971 e 1972 disputou o campeonato estadual em nível Profissional, organizado pela Federação Gaúcha de Futebol, logrando classificação a nível regional.

Consagrou-se 04 vezes campeão estadual, categoria amadores. Em 1965 em Palmeira das Missões contra o Palmeirense, vencendo a partida final 2x1, gols de Flávio e Neri.

EQUIPES:

1965 ( Palmeira das Missões) Jorge, Baú, Orlando. Pé de Aço, Tigrinho, Runcke, Vildemar, Clóvis, Mário Dick, Casali, Flávio, Camilo, Kao e Neri. Presidente e treinador Sr. Marcelino Cassol.

1967 (Campo Bom): Jorge, Gaúcho, Lali, Valter Branco, Pé de Aço, Tigrinho, Chico, Aniceto, Mário Dick, Clóvis, Olivio, Flávio, Antoninho, Camilo, Ardenghe e Neri. Presidente Osvaldo Fleck. Treinador Marcelino Cassol.

O resultado das duas partidas foram os seguintes: Em Três de Maio: 3x2 para o Botafogo. Em Campo Bom: 3x1 para o 15 de novembro. A decisão aconteceu em cobrança de penalidades máximas. Destacado para cobrança o atacante Flávio Fasolo que converteu as cincos cobranças, dando em consequência disso , o bi-campeonato para o Botafogo.

1980 (Marau): Antônio, Derli, Lautério, Nena, Tabajara, Alemão, Danilo, Perinazzo, Tarcisio, Hélio, Zamberlam. Reservas: Celito, Vicente, Müller, Vilson Foleto, Paulo Cassol, Décio e Guto Cassol. Presidente licenciado Neri Setembrino Jahn. Presidente Interino: Jorge Luiz Wächter, Secretário Guido José Cassol. Técnico: Camilo Dionisio Kehrvald. Participaram do quadrangular final as equipes do Grêmio Marau, Strassburger de Crissiumal, Ferreira de Cachoeira do Sul e Botafogo de Três de Maio.

1985 (Ivotí): Tetra-Campeão invicto do quadrangular, que teve a presença além do Botafogo, o Ivoti, Avenida de Soledade e Arroio Grande, de Arroio Grande. Equipe: Ernani, Nena, Nelson, Bolivar, Machado, Alemão, Ademir, Leivinha, Tarcísio, Hélio, Dalmás, Perinazzo, Busanelo, Jesus, Zamberlam, Fipo e Neca. Presidente: José Freddo Neto. Treinador: Ademir Dahlem.

Graças a garra e dedicação de botafoguenses de coração, o Estádio Estrelão foi construído e inaugurado em 26 de maio de 1986, sendo palco de muitas conquistas e servindo, posteriormente, para jogos memoráveis da Associação Tresmaiense de Futebol, numa fusão do Botafogo e Oriental.

Família Botafoguense! Desculpem a nossa falha involuntária, porém temos a obrigação e o dever de registrar, por uma questão de justiça e merecimento e, por tudo o que realizaram pelo Botafogo, incluir o nome de mais duas pessoas com honradamente presidiram o glorioso Preto e Branco.
Segundo pesquisa realizada durante meses, constatamos que houve omissão de dois ex-presidentes, que devido a um lapso do Secretário da época, o mesmo deixou de lavrar a ata da respectiva reunião. Segundo depoimentos de ex-dirigentes ainda vivos, isso aconteceu no ano de 1962, quando foi eleito Presidente o Senhor João Sabino Bonfada, que exerceu a Presidência pelo curto período de aproximadamente cinco meses, quando foi obrigado a renunciar o cargo devido a problemas particulares, assumindo em seu lugar o saudoso senhor Adolfo Kochhann.


Colaboração: Guido José Cassol

  ©Template by Dicas Blogger.